sábado, 21 de junho de 2008

Ponderando sobre listas


A sempre bacana revista Entertainment Weekly, em sua atual edição, lançou vários "Top 100", de filmes, séries, música, etc. Não me pergunte por que, mas não fizeram Top 100 de livros ou HQs.

Eu adoro listas. Adoro fazer "Tops" e ficar mudando o ranking, adicionar novas obras, etc. Antigamente, era meio frustrante, porque no final eu sempre desistia de tudo e as apagava, com a idéia de que era inútil tentar ordenar por mérito obras tão diferentes, com valores tão diferentes, e principalmente, objetivos diferentes. Você pode mesmo dizer que uma obra simples porém impecável como a série Gilmore Girls é melhor do que uma obra complexa, infinitamente mais pretensiosa, mas que tenha alguns pontos fracos, como Lost? Não. Afinal, por que é mais fácil construir aviões do que naves espaciais? Porque estas não vêem o céu como o limite.

No final, tudo depende do que pesa mais para quem faz a lista. Pode ser o Writers Guild, o American Film Insititute, ou até um blog qualquer, não importa, tudo depende do que o sujeito considera mais importante: a pura qualidade a partir das pretensões da obra, ou considerar como "qualidade" também a ousadia, a pretensão em si, a complexidade. Eu, particularmente, vou para a segunda opção, assim como todo bom crítico profissional ou por hobbie. Tendo isso claro, fazer listas é uma delícia!

E o que dizer de listas como as da EW? É uma excelente lista, e por essa definição eu quero dizer que é uma lista democrática. E com isso eu quero dizer que eu concordo com ela, ou com a maioria dela. Tá, tudo bem, grande coisa eu concordar com ela. Não quer dizer nada... E não quer mesmo! É uma lista que eu acho bem feita, mas ela pode não ser bem feita para outras pessoas. E chega de relativimos ou o post não acaba!

O que eu mais gostei da lista é que ela basicamente diz, assim como eu costumo dizer, que não existe valor pré-determinado pra nenhum tipo de temática ou estilo. Em miúdos, é uma lista que tem entre as 10 primeiras colocações três séries de fantasia (o que não é comumente valorizado, por não ser coisa "séria"): Arquivo X (#4), Lost (#8) e Buffy a Caça Vampiros (#10). Essas são realmente três das cinco absolutamente magníficas séries de fantasia de todos os tempos (apesar de eu não concordar muito com essa ordem). As outras duas são Battlestar Galactica (#59) e Angel (que não entrou na lista). Numa lista minha só de séries de fantasia, o ranking sem dúvida seria: Buffy, BSG, Lost, Angel e AX.

Enfim, as listas você encontra NESTE LINK.

E logo logo começo a postar minhas próprias listas Top 10...

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu odeio listas! ahuahua
Pq não consigo fazê-las! Pelos mesmos motivos q vc citou no começo...
Sempre fico com dor no coração de deixar algo de lado...

Unknown disse...

Listas só seriam perfeitas se a gente pudesse colocar 2 primeiros lugares, 5 terceiros, 3 segundos e etc, huahahua

bjão mark :D

Lucas De Large disse...

e da xena? da xena vc não gosta?

lucas